Por que razão as crianças desistem de estudar um instrumento?

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Por que razão as crianças desistem de estudar um instrumento?

Por que razão as crianças desistem de estudar um instrumento ao fim de um ou dois anos? Falta de talento, excesso de actividades, falta de empatia com o professor ou falta de interesse são as razões geralmente apontadas.

Um artigo publicado por Anthony Mazzocchi, no site da National Association for Music Education defende que o ambiente e o estímulo que a criança tem nos primeiros anos de estudo faz a diferença toda. Começa logo pela importância que os pais dão ao ensino da música que, geralmente, é considerado um passatempo e não uma disciplina séria equiparada à Matemática, Português, Ciências, etc, ou seja, a música tem de ser encarada como uma disciplina tão importante como as outras.

fundamental ter uma rotina de trabalho

Igualmente importante é o tempo de estudo que cada aluno deve dedicar ao instrumento, sendo fundamental ter uma rotina de trabalho. O talento é relativo, já que a maioria das crianças tem de ensaiar bastante para ultrapassar as dificuldades e mesmo a minoria que aprende com mais facilidade vai ter, mais tarde ou mais cedo, de se dedicar para vencer as novas dificuldades que vão surgindo. Qualquer criança, se tiver um bom professor e estudar correctamente, vai ter sucesso como aluno.

Os estudantes de música não podem parar de tocar no Verão. As estatísticas mostram que os alunos que não lêem durante o Verão ficam atrás daqueles que lêem nas férias. O mesmo se aplica em relação a um instrumento. Um ano de aprendizagem musical pode rapidamente “desaparecer” se durante as férias de Verão os alunos não arranjarem forma de tocarem de vez em quando. Voltar a tocar após uma longa paragem pode ser frustrante ao ponto do aluno querer desistir no ano lectivo seguinte.

atentos à manutenção do instrumento

Outro problema é o estado do instrumento, se for mal cuidado, de péssima qualidade, com cordas ou palhetas más, estiver avariado ou for inadequado ao tamanho da criança, esta pode desanimar e sentir-se frustrada por não conseguir obter os resultados programados. Quando não se tem um bom instrumento é difícil estar-se motivado para estudar, até mesmo para um profissional quanto mais para uma criança da iniciação. Pais e professores devem estar atentos à manutenção do instrumento.

Tocar em público, fazer audições regularmente, ou seja, ter um objectivo é deveras motivador para um aluno, que vai se sentir estimulado a estudar para que a apresentação do seu trabalho seja bem-sucedida. É importante que aluno se sinta divertido a tocar, ou seja, além das peças que são trabalhadas na escola, devem também tocar as suas músicas preferidas.

os benefícios sociais e psicológicos duradouros

É comum hoje as crianças terem várias actividades extracurriculares ao ponto de terem todos os dias ocupados, sem tempo para brincarem. Muitos pais acabam por eliminar as actividades em excesso sem qualquer critério, correndo o risco de abdicar de uma formação indispensável para o desenvolvimento dos seus filhos.

No caso da música, os pais devem tentar entender os benefícios sociais e psicológicos duradouros que traz, para seu filho, a prática de um instrumento musical, que vai servir para a vida inteira. Uma criança que estude 10 minutos por dia, vai sempre ter sucesso no seu instrumento.

Os pais devem lembrar os filhos da hora de estudar, incutir-lhes essa disciplina, que depois será aplicada automaticamente em todas as disciplinas. Criar uma rotina é fundamental para que a criança tenha sucesso no seu instrumento.

Fonte: National Association for Music Education

 

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