In Notícias

Enquanto que muitos instrumentistas começaram numa tenra idade a tocar, outros conheço que se iniciaram nos 30s, 40s, 50s ou até 70s, e ainda assim estes instrumentistas fazem um trabalho fabuloso. Talvez quando estes eram novos não era o momento certo de começar, ou porque nunca lhes despertou o interesse, ou não encontraram o professor certo, ou estavam muito ocupados com a escola da vida.

Você que está a ler este artigo pode estar na situação em que pensa: “Sou provavelmente muito velho para aprender“. Bom na verdade eu não acho, e tenho a certeza absoluta, que você nunca será velho para aprender seja o que for, porque você não pára de aprender porque está “velho”, você fica “velho” porque pára de aprender. Tocar um instrumento não é uma questão de quantos anos você tinha quando começou a tocar. Tocar um instrumento é uma questão de paixão, criação e satisfação pessoal. Eu pessoalmente sempre fui inspirado pela paixão e motivação dos outros músicos, no meu caso dos guitarristas. É preciso uma boa dose de disciplina para aprender a tocar um instrumento, e você irá adquirir a maior parte desta disciplina com paixão e motivação. Deverá pensar no porquê da sua paixão pelo seu instrumento musical e como se motivar no seu progresso. Estes são os dois elementos chave para atingir o seu objetivo. Então deixe-me mostrar-lhe porque deve começar ou continuar a tocar e preencher esse sonho que tem dentro de si:

  1. Inicio fácil. Se tiver uma boa orientação, em pouco tempo conseguirá tocar músicas simples e acredite que mesmo simples lhe darão uma enorme satisfação e motivação para progredir.
  2. A motivação correta. Enquanto que algumas crianças podem aprender um instrumento para impressionar os amigos ou querem aprender só porque o amigo também sabe, os adultos costumam ser mais sinceros na sua motivação. Uma motivação sincera dura muito mais.
  3. Noção da realidade. Tocar um instrumento é das coisas mais divertidas e prazerosas que podem existir, mas precisa de praticar e você terá noção disso. Quanto mais pratica, melhor ficará e mais prazer lhe dará tocar.
  4. Vantagem da idade adulta. Sendo adulto você tem uma experiência de vida maior. Você tornou-se mais esperto, experiente e provavelmente tem uma bagagem emocional maior. Todos estes aspetos terão um impacto quando toca ou quando escreve. Também tem a noção que pode mudar a sua vida dando o próximo passo, caminhando em frente, (fazendo a vida caminhando) e criando novas oportunidades de vida. Uma criança nem sempre tem esta noção.
  5. Socializar. Tocar um instrumento é uma ótima forma de interagir e conhecer diferentes tipos de pessoas. Poderá tocar com outros músicos, conhecer personalidades fascinantes em workshops ou até em aulas do seu instrumento. Pode divertir os seus amigos e família ou uma plateia completa e falar sobre música e sobre instrumentos musicais. Muita gente adora música como sabe.
  6. Música é emoção. Muitos músicos não são tecnicamente perfeitos nos seus instrumentos mas são criadores brilhantes. Então você não precisará de se tornar num virtuoso com uma técnica perfeita para tocar música maravilhosa. Não há nada de errado em ter uma técnica perfeita, só traz vantagens, mas no fim as pessoas querem ser tocadas na alma pela música. Você toca no coração das pessoas tocando a nota certa, o acorde certo e a melodia certa.
  7. Não se trata de competição. Você toca piano, guitarra, violino, ou qualquer outro instrumento porque você o ama, ponto. Pode aprender ou ser inspirado por alguém maravilhoso mas não há razão para que deva competir ou ser tão bom como alguém. A música não é competição. Não deixe a vaidade meter-se no seu caminho. Toque o que você ama, crie o seu estilo. É isso que faz um verdadeiro músico.
  8. Consistência. As crianças são muito inconstantes, porque na infância queremos explorar tudo o que é novo (o que é bom e desejável). Ser um explorador é uma boa qualidade, mas também é necessário agarrar-se a algo para conseguir evoluir nisso. Os adultos têm a vantagem de ser mais consistentes e saberem o que querem.
  9. Mais razões. Tocar um instrumento irá elevar o seu espírito. Alivia o stress e a tensão. É uma sensação maravilhosa tocar qualquer música que gosta ou criar a sua própria. Tocar um instrumento é absolutamente recompensador. Precisa de mais razões?
  10. Porque não deve pegar num instrumento em qualquer idade? Não há razão pela qual não deva aprender um instrumento em qualquer idade. Esta é a sua hora, marque o seu próprio passo, não se compare com os outros que começaram mais cedo, qual é a pressa? Tem todo o tempo que precisar, saia neste momento e voe!
Notícias Recentes
Contacte-nos

Envie-nos a sua mensagem e brevemente será contactado(a).

Not readable? Change text. captcha txt